quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Machado de Assis: Vida e Obra



Quando publicou, em 1981, VIDA E OBRA DE MACHADO DE ASSIS, R. Magalhães Júnior deu nova direção aos estudos em torno da vida e da obra desse extraordinário escritor brasileiro. Revelou aspectos novos, destruindo a imagem de um homem frio e distante, desligado da realidade do país e desinteressados de seus problemas sociais e políticos. Considera a mais importante biografia do “Bruxo do Cosme Velho”, traz tudo que se precisa para saber quem foi Machado de Assis, o que escreveu, como eram sua cidade (o Rio de Janeiro) e sua época, seus amigos, os personagens mais importantes, o que leu, o que gostava, a família e os amores.

Em 21 de junho de 1839, nasce, na cidade do Rio de Janeiro, um dos maiores autores da literatura clássica brasileira. De família pobre, começou sua carreira literária aos 16 anos, publicando sua primeira obra na revista “Marmota Fluminense”, onde registrou as linhas do poema “Ela”.

Sua primeira obra impressa foi o livro “Queda que as mulheres têm para os tolos”, onde aparece como tradutor. Na década de 1860, consolidou sua carreira profissional como revisor e editor. Em 1867, Machado de Assis publicou seu primeiro livro de poesias, intitulado “Crisálidas”. Mas o sucesso só teve sequencia com a publicação do romance “Ressurreição”, de 1872. No ano de 1874, produziu o romance “A mão e a luva” em uma sequencia de publicações realizadas dentro do jornal O Globo, na época, mantido por Quintino Bocaiúva.

O ano de 1881 foi marcante para a carreira de Machado de Assis. No mesmo ano, Machado tornou-se oficial de gabinete do ministério em que trabalhava e publicou o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, considerado de grande importância realismo na literatura brasileira.
Mas sua obra mais marcante foi publicada em 1899. A obra completa a ‘‘trilogia realista’’ de Machado de Assis, ao lado “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”.

Machado Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. O autor teve, ao geral, uma morte tranquila cercada pelos amigos feitos no Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Olá!
    Muito interessante seu blog, já estou acompanhando. Caso se interesse, será um prazer te encontrar no meu blog sobre Machado, se chama "VARIOS CAPITULOS (um blogue machadiano)". Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Muito obrigada... Estou acompanhando seu blog, como uma admiradora de Machado de Assis gostei muito. Um abraço!!

      Excluir